22 de junho de 2012

Os loucos anos 20 em Gabriela


Olá mes chéries!

A novela Já começou e como toda obra do nosso Amado Jorge e se tratando de um remake, GABRIELA está dando o que falar, a novela se passa na década de 20 e com certeza é um prato cheio pra quem gosta de história da moda (assim como nós) e pra quem adora os anos 20 (como eu, Poliana, rs), pois não iremos só nos deliciar com os figurinos, a história, mas também com todo o enredo sensual e empolgante dessa obra de Jorge Amado.


Quem me conhece (Poliana) sabe que sou apaixonada pelos ‘loucos anos 20’ com toda sua irreverência no que diz respeito à emancipação feminina e ruptura dos velhos padrões (espartilhos).

A década de 20 esbanja feminilidade, modernismo e porque não dizer sensualidade?! Sim, sensualidade implícita proposta por Poiret ao deixar visível somente os tornozelos femininos. 


Na década de 20 a sensualidade feminina eram mulheres sem seios, curvas, quadris pequenos e a atenção estava voltada para os tornozelos (no início da década).

Livres do uso dos espartilhos as mulheres começam a ter liberdade, a silhueta é tubular, os vestidos são mais leves e elegantes, curto até a altura dos joelhos, braços e costas ficavam à mostra, faziam uso de meia-calça cor de pele para dar a impressão de pele nua, a cintura desce (cintura baixa), passam a mostrar as pernas, usam cores vivas nas roupas e fazem uso de maquiagem, onde os olhos eram bem marcados, a sobrancelha era raspada e delineada a lápis preto (numa linha bem fininha), a boca era toda pintada de carmim, podendo ser em formato de coração ou arco de cupido.

Silhueta tubular

Os cabelos eram curtos, à la Chanel ou à la garçonne, com franjas, os penteados eram armados ou o famoso pega-rapaz, a moda dos chapéus eram as cloches.

Cabelo Chanel com franja e à la Garçonne
Chapéus
Cloches
Cloches anos 20
Em tempos de cinema mudo nos anos 1920 surgiram às melindrosas, o charleston (as franjas), o jazz, as mouches (pintas de todas as formas e tamanhos que eram colocadas no rosto), foi criado o famoso ratinho de Walt Disney ‘o Mickey Mouse’ e a Semana de Arte Moderna no Brasil (Semana 22) revolucionando a pintura, escultura, música, literatura e a poesia.

A atriz Glória Swanson
A atriz Louise Brooks
Melindrosa, Charleston, Mickey Mouse e Semana 22
Na moda surgiram grandes nomes como Paul Poiret (libertando as mulheres do uso do espartilho), Coco Chanel (com blazers, cardigãs, colares grandes de pérolas, uso do pretinho básico, perfume Chanel nº5, sapato bicolor e o cabelo curto, denominado de Chanel), Elsa Schiaparelli (criou a cor de rosa-choque), Jacques Doucet (subiu as saias para mostrar as ligas rendadas), Jean Patou (criou a linha sportwear), entre outros.


O figurino já é um charme, mas com certeza o glamour fica por conta das meninas do bataclã de Maria Machadão (Ivete Sangalo) que é puro brilho e riquíssimo em detalhes. 

Colegial
Gabriela e Malvina
 
Padre
Maria Machadão (Ivete)
Bataclã
Bataclã

Bem é isso, esperamos que tenham gostado!


Bisou Bisou!

A bientôt!

PALOMA & POLIANA ANJOS BIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salut mes amis!
se gostaram não deixem de comentar.
Bisous!
Merci!